eMail Marketing: Comprar Bases de Dados trás resultados?
Se já anda à algum tempo a ponderar a compra de uma base de dados de emails, certamente que já encontrou alguns testemunhos de resultados menos favoráveis, o que o levou a pensar, será que vale a pena investir tempo e dinheiro nesta ferramenta?
Os principais profissionais e agências de marketing digital, concordam que a compra de uma base de dados de emails é a estratégia menos dispendiosa e menos trabalhosa para ganhar tracção no terreno do marketing digital.
Contudo algumas pessoas discordam deste facto, mas porque será e quais os seus argumentos?
As pessoas não conhecem os seu negocio.
Quando enviamos emails para uma base de dados de emails, é bastante provável que quem recebe o email não nós conheça, este é um dos contras que algumas pessoas gostam de usar, mas será que é assim tão importante? É óbvio que quando é alguma referencia e as pessoas já conhecem a nossa marca ou empresa é sempre mais fácil, mas esse é um processo lento e que só irá trazer resultados a longo prazo e o que queremos agora é um resultado mais imediato e que ao mesmo tempo contribua para o reconhecimento da marca ou empresa.
Depois a segmentação do publico alvo é muito importante, mesmo que não o conheçam, se a campanha for devidamente direccionada a taxa de abertura e de iteração será consideravelmente superior. Provavelmente já aconteceu consigo, mesmo que seja um email não solicitado, quando é dentro na nossa área de trabalho ou qualquer outro ponto de interesse, nós acabamos por abrir por curiosidade e mesmo não conhecendo se gostar-mos do que vemos, vamos sempre saber um pouco mais.
Não conhecer o seu negocio não é argumento.
A qualidade da base de dados.
Este sim, é um ponto muito importante, neste ou qualquer outro produto, a qualidade vai influenciar os resultados e a opinião em geral sobre a compra de uma base de dados de emails. Isto porque as pessoas gostam de experimentar, e para experimentar vamos ao barato ou se poder ser ao gratuito. Nestes parâmetros vão encontrar uma grande quantidade de emails mas que já nem existem e andam à anos a rolar na Internet, é tempo/dinheiro perdido com contactos fantasma. O que deve procurar? Certifique-se que a base de dados foi actualizada recentemente, faça perguntas sobre a sua origem e desconfie sempre de valores demasiado baixos.
A qualidade da base de dados é muitos importante, mas deve ser apenas um factor selectivo e não de exclusão.
Sendo assim e responde à pergunta do titulo do poste, comprar bases de dados trás resultados? Sim. Os resultados podem variar em função do nicho, contudo a compra de uma base de dados de emails continua e continuará a ser uma estratégia marketing digital com resultados comprovados e retorno garantido.